Evyl

25 Julho, 2015 – Parque Aquilino Ribeiro

Concerto
Duração: 1h30 aprox.
Com: Luís Lapa (guitarra, composição), Yuri Daniel (baixo), Vicky Marques (bateria)
Jazz contemporâneo interpretado por três dos mais prestigiados e experientes músicos da cena jazzística nacional.

Música de grande carga emocional onde o rigor da escrita e a liberdade na improvisação, associadas a uma intensa pulsação rítmica, facilmente nos transporta para uma grande diversidade de paisagens musicais. Neste projeto é dada igual importância à coesão musical do grupo bem como à individualidade e personalidade musical de cada um dos elementos que o compõem. Construções sempre diferentes sobre os mesmos pontos de partida. Música original de Luís Lapa.

LUÍS LAPA

Músico nascido em Viseu em 1960 completa este ano 27 anos de carreira como guitarrista, compositor e professor de guitarra e harmonia jazz. Fez parte de dezenas de grupos na área do jazz (e não só) entre os quais se destacam: Orquestra de Jazz do Porto, Rachim Ausar Sahu’s Flying Kitchen, Low Budget Research Kitchen plays the music of Frank Zappa, Secret Apache, Luís Lapa & T4 (com o qual gravou o CD “Narsad Suite”) e Luís Lapa & Corpo de Intervenção. Participou em masterclasses com John Scofield, John Abercrombie, Jonathan Kreisberg, Barney Kessel, Kenny Burrel, Peter Kowald, Gunther Muller e Carlos Zíngaro. Ao longo da sua carreira teve oportunidade de dividir o palco com quase todos os grandes músicos de jazz nacionais. A nível internacional destacam-se atuações em Espanha, Alemanha e Brasil.

YURI DANIEL

Nascido em 1966, no Brasil, radicou-se em Portugal na década de 80, onde frequentou, como bolseiro, a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Desde então, tem colaborado com importantes nomes da música portuguesa e internacional. Para além das suas próprias formações: Zê-di-Zastre, Ficções, Piazzollando, integrou as bandas e gravou com Rui Veloso, Dulce Pontes, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Resistência, Amélia Muge, Maria João e Mário Laginha. No quadro estrangeiro colaborou com Paulo Moura, Cliff Korman, Rick Lathan, John Stubblefield e Frank Colon, entre muitos outros. Atualmente integra o Jan Garbarek Group, conjuntamente com Jan Garbarek (saxofone), Trilok Gurtu (percussão), Manu Katché (bateria) e Rainer Brüninghaus (piano). Em 2007, Yuri Daniel participou na gravação do duplo álbum ao vivo Dresden, o qual foi lançado em 2009 pela etiqueta ECM. Editou recentemente com o Yuri Daniel Quartet o CD “Ritual Dance”.

VICKY MARQUES

É considerado como um dos melhores bateristas portugueses da atualidade, tendo já trabalhado, entre outros, com Adelaide Ferreira, Paulo Gonzo, John Stubblefield, Ivan Lins, Philip Hamilton, Texino, Gilberto Gil e Mariza. Integra projetos tão variados como Pele (CD gravado com José Peixoto e Maria João), Tim Tim por Tim Tum (drum ensemble com José Salgueiro, Alexandre Frazão e Marco Franco), O Ó Que Som Tem? (ensemble de percussão liderado por Rui Junior), Bluesíadas [blues band com António Mardel (guitarra), Paulo Ramos (voz) e Massimo Cavalli (contrabaixo)], Lado a Lado (projeto conjunto de Mafalda Veiga e João Pedro Pais), El Fad [projeto liderado por José Peixoto (guitarra) com Carlos Zíngaro (violino) e Miguel Leiria (contrabaixo)]