Masterclass Vicky/Yuri/Lapa

25 Julho, 2015 – Gira Sol Azul

Formação
Duração: 2h aprox.
Com: Vicky Marques, Yuri Daniel e Luís Lapa

Como desenvolver um método de estudo correto tendo em vista a performance ao vivo? Quais os factores determinantes? Como saber o que estudar e como estudar? Quais as principais diferenças entre a ausência e a presença de público e em que é que isso nos condiciona? Técnica e talento são suficientes? Estas são algumas das questões que serão abordadas por Luís Lapa, Yury Alves e Vicky Marques na sua conversa. Trata-se do estudo versus perfomance; o ouvido como elemento fundamental de toda a linguagem musical.

VICKY MARQUES

É considerado um dos melhores bateristas portugueses da atualidade, tendo já trabalhado, entre outros, com Adelaide Ferreira, Paulo Gonzo, John Stubblefield, Ivan Lins, Philip Hamilton, Texino, Gilberto Gil e Mariza. Integra projetos tão variados como Pele (CD gravado com José Peixoto e Maria João), Tim Tim por Tim Tum (drum ensemble com José Salgueiro, Alexandre Frazão e Marco Franco), O Ó Que Som Tem? (ensemble de percussão liderado por Rui Junior), Bluesíadas [blues band com António Mardel (guitarra), Paulo Ramos (voz) e Massimo Cavalli (contrabaixo)], Lado a Lado (projeto conjunto de Mafalda Veiga e João Pedro Pais), El Fad [projeto liderado por José Peixoto (guitarra) com Carlos Zíngaro (violino) e Miguel Leiria (contrabaixo)]

YURI DANIEL

Nascido em 1966, no Brasil, radicou-se em Portugal na década de 80, onde frequentou, como bolseiro, a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Desde então, tem colaborado com importantes nomes da música portuguesa e internacional. Para além das suas próprias formações: Zê-di-Zastre, Ficções, Piazzollando, integrou as bandas e gravou com Rui Veloso, Dulce Pontes, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Resistência, Amélia Muge, Maria João e Mário Laginha. No quadro estrangeiro colaborou com Paulo Moura, Cliff Korman, Rick Lathan, John Stubblefield e Frank Colon, entre muitos outros. Atualmente integra o Jan Garbarek Group, conjuntamente com Jan Garbarek (saxofone), Trilok Gurtu (percussão), Manu Katché (bateria) e Rainer Brüninghaus (piano). Em 2007, Yuri Daniel participou na gravação do duplo álbum ao vivo Dresden, o qual foi lançado em 2009 pela etiqueta ECM. Editou recentemente com o Yuri Daniel Quartet o CD “Ritual Dance”.

LUÍS LAPA

Músico nascido em Viseu em 1960 completa este ano 27 anos de carreira como guitarrista, compositor e professor de guitarra e harmonia jazz. Fez parte de dezenas de grupos na área do jazz (e não só) entre os quais se destacam: Orquestra de Jazz do Porto, Rachim Ausar Sahu’s Flying Kitchen, Low Budget Research Kitchen plays the music of Frank Zappa, Secret Apache, Luís Lapa & T4 (com o qual gravou o CD “Narsad Suite”) e Luís Lapa & Corpo de Intervenção. Participou em masterclasses com John Scofield, John Abercrombie, Jonathan Kreisberg, Barney Kessel, Kenny Burrel, Peter Kowald, Gunther Muller e Carlos Zíngaro. Ao longo da sua carreira teve oportunidade de dividir o palco com quase todos os grandes músicos de jazz nacionais. A nível internacional destacam-se atuações em Espanha, Alemanha e Brasil.