Miguel Amado Group

22 Julho, 2016 – 23h30
// Parque Aquilino Ribeiro (Palco João Torto)

Concerto: Jazz
Duração: 60 min. aprox.
Com: Miguel Amado (Baixo, composição); Desidério Lázaro (Saxofones); Ricardo Pinheiro (Guitarra); Rúben Alves (Piano); Vicky Marques (Bateria)

“The Long Rest” é o quarto disco em nome próprio do baixista, contrabaixista e compositor Miguel Amado, depois de “Mensagens de Fumo” (2004), “This is Home” (2010) e “Story to be Told” (2013).
É um disco onde conta com a participação de companheiros habituais como Vicky (bateria) e Ruben Alves (piano). O quinteto base é completado por Desidério Lázaro (saxofones) e Ricardo Pinheiro (guitarra). Haverá várias participações especiais de outros músicos, entre as quais Lúcia Moniz e Paulo Ramos, o que permite enriquecer o espectro a nível de arranjos e dinâmica, sendo de destacar a colaboração de Lúcia Moniz
Dentro da área do jazz e música improvisada Miguel Amado já colaborou, em palco ou em estúdio em projectos como, Kolme, Spill, Ficções, Underpressure, Septeto do Hot Clube, LUME, Brutus, entre vários outros.
Em outras áreas musicais as suas colaborações incluem nomes como Fausto, João Gil, Janita Salomé, André Sardet, Lúcia Moniz ou Nuno Guerreiro, entre muitos outros. Desenvolve também actividade como docente. Leccionou na escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, na licenciatura de Jazz da Universidade Lusíada, no mestrado em Jazz da Universidade de Aveiro. Presentemente é professor na escola de musica Musicentro.

DESIDÉRIO LÁZARO

Três discos editados em nome próprio. Colaborações com inúmeros projectos de primeira linha do jazz nacional. Professor na Escola Superior de Musica de Lisboa e na Universidade Lusíada.

RICARDO PINHEIRO

Dois discos editados em nome próprio. Doutorado em musica. Director do curso de jazz da Universidade Lusíada. Professor na Escola Superior de Musica.

RÚBEN ALVES

Um dos mais requisitados pianistas nacionais. Vários discos em nome próprio. As suas colaborações incluem nomes como Orquestra Sons da Lusofonia, Ficções, Rui Veloso, Carminho, Mariza, Paulo Gonzo, Janita Salomé, Fausto, João Gil, Mafalda Veiga, Vitorino, Sara Tavares, entre outros.

VICKY MARQUES

Várias Tours mundiais com Mariza, entre muitos outros artistas nacionais. Na musica improvisada já gravou com Miguel Amado, Pedro Madaleno, Yuri Daniel, Filipe Raposo entre outros.

MIGUEL AMADO GROUP

Este grupo foi formado em 2009 para a gravação do CD “This is Home”. Manteve a mesma formação para o CD de 2013 “Story to be Told”, e em 2016 com duas alterações na formação grava o CD “The Long Rest”.
Nestes 3 CDs, entre os músicos do quinteto base que formam o grupo e músicos convidados, participaram nomes da primeira linha do jazz nacional como André Fernandes, João Moreira, João Paulo Esteves da Silva, Alexandre Frazão, Bruno Pedroso entre outros.
O Miguel Amado Group já actuou em vários palcos, sendo de destacar a participação no Festival Internacional de Jazz do Cairo em 2013.

Outros locais de destaque:
– Festa do jazz (Teatro São Luiz)
– Festival de Jazz De Valado dos Frades
– Festival Sines em Jazz
– Minde Jazz
– Festival Maré de Agosto (Sta Maria, Açores)
– Festa do Avante
– Ciclo de Jazz “Junta-te ao Jazz” (Auditório Carlos Paredes)
– Ciclo de Jazz Castelo Branco (Cine-Teatro Avenida)
– Ciclo de Jazz de Setúbal
– Festival OCF em Oeiras

MAIS

www.miguelamado.com

VIDEO