Terra Livre

28 de Julho, 2019 – 18h30
• Parque Aquilino Ribeiro (Palco Aquilino Ribeiro)

Concerto: Música da terra.
Duração: 90 min. aprox.
Com: Adriano Dias Pereira (clarinete, flauta, teclados, eletrónica), Gonçalo Sarmento (kora, guitarra, saxofone, voz), Leonardo Marsh (guitarra, voz), Pedro Pereira (baixo), Rodrigo Cordomar (voz, guitarra, teclado, percussões), Tiago Santos (bateria).

Tag: Earth Music.
Duration: 90 min. aprox.
With: Adriano Dias Pereira (clarinet, flute, keyboards, electronic), Gonçalo Sarmento (kora, guitar, saxophone, vocals), Leonardo Marsh (guitar, vocals), Pedro Pereira (bass), Rodrigo Cordomar (vocals, guitar, keyboard, percussion) , Tiago Santos (drums).

POR
“Seeds, Roots, Flowers and Fruits” é o primeiro disco dos Terra Livre, uma viagem eclética que parte da World Music para descobrir aquilo a que soa a “Música da Terra”.
Esta banda portuguesa dá voz ao movimento ecologista emergente, um movimento espontâneo e natural, sem fronteiras nem líderes, que se manifesta localmente e à escala mundial.
Cantando a consciência, a diversidade e a pluralidade a uma só voz, Terra Livre casa simplicidade e psicodelismo, mestiçagem e misticismo, ecologia e ativismo, e cristaliza em música os ensejos.

ENG
Soon…

ADRIANO DIAS PEREIRA

Iniciou os estudos musicais em clarinete na Filarmónica os Aliados com o professor Rui Moreira aos 10 anos. Ao longo do seu percurso como autodidata, interessou-se por diversos estilos musicais com influências de todo o mundo. Licenciou-se em Música na Comunidade pela Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e Escola Superior de Educação de Lisboa em 2011. Estudou posteriormente na escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e frequenta atualmente uma segunda licenciatura, desta vez em Música – Variante Jazz na ESML tendo estudado com professores como Paulo Gaspar, Jorge Reis, Afonso Pais, Desidério Lázaro, Pedro Moreira etc. Membro fundador de bandas como Chapa Dux, Terra Livre ou Green Echo, e membro integrante de várias formações do jazz ao reggae, tem vindo a atuar em palcos nacionais como Boom Festival, Festival Sudoeste, FMM Sines ou Festa do Jazz do S. Luiz e internacionais como South by Southwest (SXSW) (E.U.A.), Fusion Festival (Alemanha) ou Rototom Sunsplash (Espanha).

GONÇALO SARMENTO

Cantor, compositor e multi-instrumentista. As suas composições cruzam várias influências das músicas do mundo, tendo especial enfoque na cultura de norte d’África e África Ocidental. Começou o seu percurso como compositor, cantor e guitarrista na banda de world music Katharsis, tendo passado também por The Ratazanas (early reggae) e Green Echo (improvisação Dub). Atualmente compõe e toca em Terra Livre, Kanoa, Imidiwan e Terrakota. Paralelamente desenvolve o DJ Set/Live act Tupimambo.
Do seu processo de formação musical, que começou com Guitarra e Saxofone na Escola JB Jazz, destaca a prática de guitarra flamenca com Paulo Croft, a formação de canto com Rita Maria, e a aprendizagem da Kora (Harpa Mandinga) com Aliou Gassama em Zinguinchor, Senegal.
Uma viagem de 3 meses por terra, de Portugal à Guiné-Bissau, percorrendo Marrocos, Mauritânia, Senegal e Gâmbia inspirou profundamente o seu atual processo de criação artística.
Dedica ainda a sua sensibilidade atenta à arte da improvisação em tempo real para momentos de arte performativa e criação de ritual coletivo, aliando, arte, intuição e processos de alteração de consciência coletiva através de som e movimento.

LEONARDO MARSH

Cantautor e guitarrista, estudou guitarra na Escola de Jazz e Música Atual de Mafra e concluiu o curso superior de Música na Comunidade da ESELx e ESML e um curso técnico de Produção Musical na ETIC.
Já passou por vários palcos como guitarrista de bandas como os Green Echo e os Chapa Dux. Com Green Echo venceu o concurso de Novos Valores da Festa do Avante e com os Chapa Dux o concurso Rock Rendez Worten que permitiu a esta banda lançar o seu primeiro álbum e ir tocar a Austin, Texas (E.U.A.) durante o Festival SXSW. Além deste, já passou por vários festivais de renome nacional e internacional
como o Rototom Sunsplash (Benicassim), Calpe Festival Vilage (Calpe, Espanha), Monte Verde (ilha de S. Miguel), Festival SWTMN, Boom Festival, Freedom Festival, Musa Cascais, Ocean Spirit, entre outros. Em Terra Livre, além de guitarrista é um dos compositores/vocalistas.

PEDRO PEREIRA

Pedro Pereira é autodidata desde novo. Começou por tocar guitarra e logo passou para o baixo elétrico. Foi baixista de Human Choice, um grupo influente na cena Hardcore dos anos 90. No início do século XXI, começou a estudar contrabaixo na Escola de Jazz do Seixal, fundando, de seguida, os Kumpania Algazarra, juntamente com outros músicos. Entretanto integrou a filarmónica “Os Aliados” de S. Pedro de
Sintra onde começou a aprender bombardino. Estudou ainda no Hot Club de Portugal, contrabaixo e sousafone. Integra projetos como Pás de Problème, Terra Livre, They must be Crazy e Farra Fanfarra, do qual, é também, fundador.

RODRIGO CORDOMAR

Filho da Terra, Nativo de Sintra, Monte da Lua. É um cantautor e multi-instrumentista autodidata, o seu percurso como músico começou bem cedo e as influências foram muitas, formou-se em Produçāo e Novas Tecnologias da Música na ETIC em 2008, o que lhe abriu caminho para o mundo da música eletrónica e experimental, eletroacústica e sonoplastia. Devido a inúmeras viagens pelos 4 cantos do mundo, encontrou na música um caminho espiritual e uma ferramenta para despertar consciências e proteger a natureza. Da Guitarra à voz, do piano aos sintetizadores, das percussões à música eletrónica, pisou vários palcos como Avante, Boom Festival, FMM Sines, MUSA, Terra Mãe, Pé na Terra, Santa Cruz Ocean Spirit, Freedom Festival, 5 Elemento, e muitos mais, deixando por onde passa sementes musicais para nutrir a
consciência coletiva e deixar a sua marca intemporal no mundo.

TIAGO SANTOS

Multi-instrumentista especializado em percussão tradicional portuguesa e percussão oriental, colabora com artistas nacionais e internacionais nos mais variados estilos e géneros musicais. Autodidata em instrumentos de corda e sopro, teve como formação musical bateria jazz, adquirindo ao mesmo tempo aulas informais de sonoplastia e de técnicas de gravação. As viagens permitiram-lhe recolher material fonográfico, várias entrevistas e aulas musicais, não só em Portugal mas também em Espanha, Marrocos, Brasil, Turquia, Irão, Senegal. Atualmente integra a banda e o movimento Terra Livre.

MAIS * MORE

https://terralivre.bandcamp.com/

VÍDEO * VIDEO