Tributal

27 Julho, 2014 – Rua Direita, Centro de Recrutamento do RIV

Concerto
Duração: 1h15 aprox.
Músicos: Joaquim Rodrigues (piano e arranjos), Catarina Almeida (voz), Bruno Pinto (guitarra), Miguel Ângelo Silva (contrabaixo), Mário Costa (bateria)

Tributo a Sting é um projecto do colectivo Tributal que recria temas interpretados por Sting ao longo da sua carreira. Através do recurso, maioritariamente, a um ambiente acústico que tem como principais características a obsessão pelo groove e a constante improvisação, os intérpretes evocam temas incontornáveis deste músico e compositor e do seu antigo grupo, os The Police, como Every breath you take, Roxanne ou Message in a bottle. Estes e outros temas foram recriados pela mão do pianista e arranjador Joaquim Rodrigues, que fez imergir sonoridades tendencialmente jazz, funk e rock. Com as suas versões personalizadas, a belíssima voz de Catarina Almeida, que empresta aos temas uma feliz feminilidade, e os restantes cúmplices Miguel Ângelo, Bruno Pinto e Mário Costa homenageiam a genialidade, simplicidade, ecletismo e qualidade da música de Sting.

JOAQUIM RODRIGUES
Iniciou os estudos musicais aos 12 anos. Concluiu a licenciatura em Educação MuTRIBUTALsical em 2001. Participou em diversos workshops na área do Jazz, sob a orientação de Joaquim Roberto, João Paulo Esteves da Silva, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Leo Genovese, Danilo Perez. Estudou Harmonia e Improvisação com Luís Lapa. Iniciou os estudos em piano jazz com Paulo Gomes e Alexandre Manaia. Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro, estudando repertório clássico. Em 2011 concluiu a licenciatura em Piano Jazz na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) do Porto, onde estudou com Pedro Guedes, Carlos Azevedo, Nuno Ferreira, Abe Rabade, entre outros. Integrou a “Orquestra Juvenil do Centro”. É membro dos projectos “GS Quartet”, “Bruce Brothers”, “Funktion”, “Tributal” e Miguel Ângelo Quarteto. Participa regularmente em projectos de outros músicos na área do Jazz e do Pop Rock.

CATARINA ALMEIDA (Voz)
Iniciou os estudos musicais na Academia de Música de São Pedro do Sul em 1991. Em 2000-2003 integrou um projecto de originais como vocalista – os “Eye”, com gravação dos álbuns “Things will Change” e “Mood” com mistura e masterização no Exchange Studio em Londres. Gravou o tema “Sombra de um Abraço” com arranjo de Bernardo Sassetti, que integra o álbum “Mood”. Participou no álbum “Momento” (2003) de Pedro Abrunhosa com gravação no MB Estúdio em Canelas, que teve como produtor Mário Barreiros. Frequentou Workshops de Jazz e aulas de canto com Fátima Serro, Rita Martins e Manuel Linhares. Participou no projecto “Teatro + pequeno do mundo” com “Tranglomango – Histórias Cantadas. Actualmente integra os projectos “Tributal”, “Tranglomango” e “Rain Dog Bride”.