Viseu Big Band

22 Julho, 2016 – 18h30
// Parque Aquilino Ribeiro

Concerto: Jazz
Duração: 40 min.
Direção: Xosé Miguelez

Resultado da formação de três dias com o Xosé Miguelez, esta Big Band é formada por todos aqueles que se inscreveram no Workshop de Jazz Viseu Big Band. Durante cerca de dezoito horas, os alunos, alguns já com experiência em bandas filarmónicas, puderam aprofundar os seus conhecimentos musicais através de uma abordagem complementar da técnica instrumental do Blues, Funk, Bossa Nova e Jazz. Nesta apresentação é dado a conhecer o trabalho desenvolvido dentro de portas.

XOSÉ MIGUELEZ

Saxofonista, músico de jazz e mestre de música tradicional galega.
É na atualidade um dos saxofonistas de jazz mais galardoados da península ibérica. Na sua carreira professional tem participado em importantes festivais de jazz europeus, destacando-se: The London Jazz Festival BBC Radio 3, Reino Unido; Festival de Jazz de Guimarães, Portugal; Festival de jazz Imaxinasons, Espanha; Festival Intercéltico de Lorient, França; Vodice Jazz Festival, Croácia; Portugal-jazz, CCB, Lisboa e Girando Por Salas, Espanha, entre outros.
Pós-graduado em jazz na Guildhall School of Music de Londres, estudos que concluiu com uma bolsa da Fundación Caixa Galicia, e licenciado em jazz pela ESMAE da Universidade de Porto. Teve também oportunidade de estudar com os músicos americanos Hal Galper, Jean Toussaint e Matt Otto.
Dentro da música tradicional galega dedica-se, para lá da interpretação, ao ensino e à investigação em Música. Dá aulas nesta especialidade no Conservatório Professional de Vigo, onde também ensina iniciação à linguagem jazz. Em 2006, tornou-se no primeiro titulado superior em música tradicional da Galiza pelo Conservatório Superior de Vigo.
De entre as mais de vinte referências discográficas de diferentes estilos, entre 2014-12, edita “Human evolution”, “Traces of cities”, Manuel Linhares quintet, “Groovy meditation” co-grupo Organic collective e “Barbanza” com a banda Factor e-reset.
É o artista representante da marca de saxofones “Paul Mauriat – París” e da marca de boquilhas “Jodyjazz”.