2.º Workshop Viseu Big Band

22 a 23 Julho, 2015 – Conservatório Azeredo Perdigão


Formação
Para: Músicos e estudantes de música com experiência interessados em aprofundar conhecimentos na área do jazz
Duração: 12h aprox.
Direção: João Martins

Na sequência do sucesso da primeira edição do workshop de jazz Viseu Big Band, que resultou na criação de um dos maiores coletivos musicais de Viseu, o Festival de Jazz de Viseu volta a desafiar os instrumentistas de sopro da região, sejam eles músicos em Bandas Filarmónicas ou não, a juntaram-se durante dois dias para que, orientados pelo saxofonista João Martins (Expensive Soul, Azeitonas), aprofundem os seus conhecimentos musicais e partilhem as suas aprendizagens em público.

Esta formação, com uma componente prática muito forte, pretende facultar uma abordagem complementar da técnica instrumental do Blues, Funk, Bossa Nova e Jazz assim como permitir aos formandos uma abordagem ao trabalho desenvolvido em Big Band, fundamentalmente nas vertentes da interação entre os músicos, seleção de repertório e improvisação.

JOÃO MARTINS
João Martins inicia os seus estudos musicais, em 1993, na Filarmónica Banda Vaguense, onde assumiu funções como executante, Maestro-adjunto, Director Pedagógico e Maestro-fundador da Orquestra Ligeira de Vagos, dirigindo e produzindo o seu 1.º álbum “Primeiro Take” (2007 – Editora Figura).

Em 1995, é admitido no Conservatório de Música de Aveiro em Saxofone, concluindo em 2004 o Curso Complementar Supletivo (8.º Grau). Em 2009, conclui a sua Licenciatura na ESMAE, no curso de Jazz – Saxofone, pelo meio vence o prémio de “Melhor Combo” com o Septeto de Jazz da ESMAE ao participar na VI Festa do Jazz do Teatro S. Luiz. Em 2010, cria no Conservatório de Música da JOBRA (Branca, Albergaria-a-Velha), o 1.º Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, nível IV, a nível nacional, projecto onde assume as funções de Docente e Director de Curso.

Atualmente, é músico nos colectivos Expensive Soul, Os Azeitonas, é o director musical no projeto de Miguel Araújo e colabora com Maria Ren. Mantém igualmente uma intensa atividade como arranjador. Já colaborou com outros projetos, nomeadamente: Expensive Soul, Pedro Abrunhosa; Nu Soul Family; Dino d’Santiago; We Trust; Souls of Fire e Trabalhadores do Comércio.